"Para conhecer, precisa Amar."

Parque Nacional Serra da Capivara

ROTEIRO:

PACOTE PNSC - 03 NOITES
 

1º Dia – Saída da cidade de destino para a cidade de São Raimundo Nonato-PI. Acomodação no Hotel Serra da Capivara ou similar. Dia Livre.

 

2º Dia – Após o café da manhã, sairemos para visitação ao Parque Nacional Serra da Capivara, neste dia conheceremos o desfiladeiro da Capivara (Serra da Capivara), sendo os principais sítios arqueológicos, são eles: Baixão da Vaca, Toca dos Veadinhos azuis, Tocas da entrada do Pajaú e Pajaú. São todos sítios arqueológicos com figuras rupestres caracterizadas com grafismo reconhecíveis (Figuras Humanas, Animais, Plantas e Objetos) e grafismos puros, os quais não podem se identificados, escritas nas rochas à milhares de anos. O almoço será em SRN-PI por volta das 13h00. Após o almoço visitaremos o Museu do Homem Americano (Coordenada pela Fundação Museu do Homem Americano).Noite Livre .Duração do Passeio  - Dia Inteiro.

 

3º Dia – Saída do Hotel às 7hs horas onde visitaremos o Circuito da JURUBEBA E INVENÇÃO. Jurubeba é uma trilha interpretativa da fazenda Jurubeba fornece informações sobre o meio ambiente e a cultura do homem do Sertão Nordestino. Foi preparado para que tanto o visitante como o morador local conheça e valorize os sítios arqueológicos, pré-históricos e históricos e compreendam as diversas nuances do patrimônio dessa região. Após essa visitação, parada para almoço no Sítio do Mocó por volta das 13h00. Nesse mesmo dia, faremos o por do sol no Baixão das Andorinhas. É um mirante localizado na Serra Branca, todas as tardes, ao cair do sol, as andorinhas se reúnem no alto, dando voltas e, de repente, mergulham em alta velocidade, entrando por pequenos buracos justamente sob o acesso construído, que permite chegar até a margem do vale. Algumas das espécies vêm do sul do Brasil e da América do Norte para a região da caatinga, devido ao clima, para se reproduzir. Retorno para o Hotel já no anoitecer. Noite Livre. Duração do Passeio – 10 horas aproximadamente.

 

4º Dia – Nesse dia Fim dos nossos serviços. Retorno a cidade de origem.

PACOTE PNSC - 04 NOITES

1º Dia – Saída da cidade de destino para a cidade de São Raimundo Nonato-PI. Acomodação no Hotel Escolhido. Dia Livre.

 

2º Dia – Saída pela manhã por volta das 09hs para visitação ao Museu do Homem Americano. Parada para almoço por volta das 13hs. Nesse dia visitaremos o circuito chamado de Boqueirão da Pedra Furada (BPF), será uma visitação noturna com iluminação do paredão da Pedra Furada. Nesse circuito são vários sítios arqueológicos e está localizado o Centro de Visitantes, equipados com lanchonetes, auditório com vídeo, exposições temporárias etc.. É no vale do Baixão da Pedra Furada que se encontra um monumento geológico chamado Arco do Triunfo da Pedra Furada. Noite Livre. Duração do Passeio: 10 horas aproximadamente.

 

3º dia – Após o café da manhã, sairemos para visitação ao Parque Nacional Serra da Capivara, neste dia conheceremos o desfiladeiro da Capivara (Serra da Capivara), sendo os principais sítios arqueológicos, são eles: Baixão da Vaca, Toca dos Veadinhos azuis, Tocas da entrada do Pajaú e Pajaú. São todos sítios arqueológicos com figuras rupestres caracterizadas com grafismo reconhecíveis (Figuras Humanas, Animais, Plantas e Objetos) e grafismos puros, os quais não podem se identificados, escritas nas rochas a milhares de anos. O almoço será em SRN-PI por volta das 13h00. Noite Livre. Duração do Passeio  - 10 horas aproximadamente.

 

4º Dia – Saída do Hotel às 7hs horas onde visitaremos o Circuito da JURUBEBA E INVENÇÃO. Jurubeba é uma trilha interpretativa da fazenda Jurubeba fornece informações sobre o meio ambiente e a cultura do homem do Sertão Nordestino. Foi preparado para que tanto o visitante como o morador local conheça e valorize os sítios arqueológicos, pré históricos e históricos e compreendam as diversas nuances do patrimônio dessa região. Após essa visitação, parada para almoço no Sítio do Mocó por volta das 13h00. À tarde visitaremos a Toca do Sítio da Ema do Brás I e II. Retorno para o Hotel por volta das 16hs. Noite Livre. Duração do Passeio: 10 dias aproximadamente.

 

5º Dia – Nesse dia retorno para sua cidade de origem Fim dos nosso serviços.

Uma Boa Dica:

Boqueirão da Pedra Furada é permitida no período da noite, porém são só 20 minutos de contemplação ao paredão desse circuito. Só tem acesso mediante um agendamento prévio.

 

A Sinalização de transito de veículos as trilhas para visitação aos sítios arqueológicos do Parque Nacional Serra da Capivara, são feitas com placas que são pintadas pelas figuras rupestres existentes nos sítios, vamos conferir algumas..

 

 

 

Completa infraestrutura de acesso ao Parque Nacional, contando com:

 

• Quatro acessos públicos, guardados por guaritas que dispõem além das comodidades necessárias para o agente, comunicação via rádio com a cidade (ICMBIO E FUMDHAM) e três deles preparados para pessoas com necessidades especiais;

• 300 km de trilhas carroçáveis;

• Mais de 100 km de trilhas para pedestres;

•172 sítios arqueológicos preparados para a visitação com infraestrutura de acesso, passarelas, corrimão e placas indicativas;

• Setas ao longo dos circuitos turísticos;

• O Sítio Boqueirão da Pedra Furada com iluminação para visitação noturna;

• Centro de Visitantes com auditório, exposição sobre a megafauna, loja de souvenires, lanchonete e toaletes;

• Locais para descanso e piqueniques;

• Um palco ao ar livre na Pedra Furada;

• Uma oficina artesanal de cerâmica;

• Onze entradas de serviço, com guaritas;

 

Só é permitido tirar fotografias.

 

É proibido: fazer barulho, jogar lixo fora das lixeiras, fumar, tirar pedras, mudas de plantas e animais do seu lugar e do seu ambiente natural.

Galeria de Fotos

1/3

 

Contatos:

 

Rua Coronel José Dias, 986 - Bairro Aldeia
São Raimundo Nonato- PI C.E.P 64-770.000
Fones: (89) 98110-6404 Vivo
e-mail: ciadacapivara@gmail.com

Visitantes:

Vista da Serra